Foto: Reprodução
Você já se perguntou por que você precisa dormir (e não apenas porque você sabe que precisa para sobreviver), mas realmente já se perguntou o verdadeiro “por que”? A maioria de nós não seria capaz de dar a resposta correta, no que diz respeito à importância do sono e como ele afeta a saúde do cérebro.
Foto: Reprodução
Durante o sono, seu cérebro elimina todas as toxinas que se acumularam enquanto você estava acordado. A estrutura celular do cérebro modifica-se durante o sono.
Um estudo publicado mostrou que as células cerebrais encolhem durante o sono, criando lacunas entre os tecidos, permitindo que os resíduos neurológicos sejam eliminados.
Este sistema de eliminação de resíduos do cérebro é o que os especialistas chamam de sistema glifático. Este sistema glifático foi considerado dez vezes mais ativo quando uma pessoa está dormindo.
O cérebro elimina os resíduos por meio de seu líquido cefalorraquidiano. O mesmo fluido responsável por transportar nutrientes para o cérebro.
Foto: Reprodução Pixabay
Este processo de limpeza vai além de se livrar de toxinas. Outra razão importante para dormir bastante é permitir que o cérebro possa eliminar as proteínas beta-amilóides.
Se seu cérebro é saudável, estas proteínas são facilmente expelidas, porém, se não for saudável, estes beta-amilóides podem se acumular como uma placa pegajosa e causar problemas. Esta placa foi encontrada em maiores quantidades em pacientes diagnosticados com Alzheimer.
Se você não dormir o suficiente, seu cérebro não conseguirá fazer seu processo de limpeza, o que pode resultar no acúmulo de neurotoxinas como as proteínas beta-amilóides.
Foto: Reprodução
Outro estudo teve como objetivo determinar como o sono pode ajudar a prevenir o início da perda de memória. Uma das descobertas sugeriu que os beta-amilóides desempenharam um papel em impedir que uma pessoa durma o suficiente. Isto, por sua vez, desencadeou o início de uma privação crônica do sono.
O neurocientista Matthew Walker, um dos especialistas envolvidos no estudo, descobriu que o aumento de beta amilóides no cérebro levou a um aumento da probabilidade de não alcançar o sono profundo. Isso também teve impacto na memória.
Infelizmente, quanto menos você dorme, menos capaz seu cérebro é de eliminar os beta-amilóides, e inicia-se um ciclo vicioso onde sua saúde cerebral se deteriora.
Os especialistas em neurociência sugerem que as pessoas prestem melhor atenção à sua higiene noturna do sono. Fatores como dieta e exercício físico são certamente importantes para permitir que o corpo durma o suficiente. Entretanto, existem outros maus hábitos mais específicos que podem dificultar a qualidade do sono.
Por exemplo, dormir com um smartphone perto de sua cabeça afeta negativamente certos padrões cerebrais. Os smartphones emitem sinais que têm a capacidade de reestruturar adversamente as células cerebrais e impedir o processo de limpeza das neurotoxinas.
A radiação elétrica emitida pelos smartphones e outros dispositivos móveis é captada pelo cérebro. Embora os cientistas ainda estejam tentando determinar a quantidade de danos que os aparelhos de wi-fi estão causando ao cérebro, é seguro dizer que tirá-los de perto é um bom hábito para adquirir.
Ao fazer isso, você está dando ao seu cérebro a chance de se purificar, e também de ter um sono de qualidade que é essencial para a saúde física também.
Muitas vezes você ouvirá as pessoas dizerem que não precisam dormir muito, mas ainda assim são capazes de fazer o que é exigido delas. Infelizmente, mesmo que uma pessoa não sinta sono, ela precisa dormir!
O cérebro precisa de pelo menos 6 a 8 horas de sono a cada noite para que possa se livrar das neurotoxinas.
Além disso, quer uma pessoa acredite ou não, um cérebro bem descansado é mais capaz de ter um desempenho ideal do que um que está privado de sono.
Se dormir o suficiente à noite é um desafio para você, tire um tempo para uma soneca de 20 minutos durante o dia. Tirar uma soneca é como recarregar a bateria de seu smartphone. Ela fortalece a memória e a capacidade de aprendizagem de seu cérebro. Para as pessoas que são capazes de dormir uma hora ou mesmo 1,5 horas, elas são capazes de ajudar seu cérebro a construir novas conexões, o que equivale no aperfeiçoamento da criatividade.
Embora muitas pessoas gostariam de acreditar que o cérebro possui poderes ilimitados, pesquisas sugerem o contrário.
Especialistas descobriram que o cérebro possui limitações. Por exemplo, ele não é capaz de realizar suas atividades diárias enquanto estiver em “modo limpeza”. Ou ele trabalha ou limpa.
Portanto, se você quiser manter um cérebro saudável e limpo, vá dormir um pouco e deixe-o fazer seu trabalho!
Ao contrário do que é dito, ter um corpo e uma mente ativa e saudável, não é uma questão de sorte ou uma boa genética, mas sim de nutrientes certos que você consome no dia a dia.
Em caso de problemas com o rastreio abra um chamado clicando no botão abaixo e retornaremos o mais breve possível!