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Cientistas revelam como você pode aumentar sua produtividade, com algo que todos amam!

A maioria de nós não seria capaz de dar a resposta correta, no que diz respeito à importância do sono e como ele afeta a saúde do cérebro.

Por: Doctor Brain, Brasil
Publicada em: 14/08/2021 12:42

Foto: Reprodução

Quais são os impactos de uma noite bem dormida em nosso cérebro?

Você já se perguntou por que você precisa dormir (e não apenas porque você sabe que precisa para sobreviver), mas realmente já se perguntou o verdadeiro “por que”? A maioria de nós não seria capaz de dar a resposta correta, no que diz respeito à importância do sono e como ele afeta a saúde do cérebro. 

 

Seu cérebro é purificado durante o sono

Foto: Reprodução

Durante o sono, seu cérebro elimina todas as toxinas que se acumularam enquanto você estava acordado. A estrutura celular do cérebro modifica-se durante o sono. 

Um estudo publicado mostrou que as células cerebrais encolhem durante o sono, criando lacunas entre os tecidos, permitindo que os resíduos neurológicos sejam eliminados. 

Este sistema de eliminação de resíduos do cérebro é o que os especialistas chamam de sistema glifático. Este sistema glifático foi considerado dez vezes mais ativo quando uma pessoa está dormindo. 

O cérebro elimina os resíduos por meio de seu líquido cefalorraquidiano. O mesmo fluido responsável por transportar nutrientes para o cérebro. 

Dormir o Suficiente Diminui o Risco de Desenvolver Alzheimer

Foto: Reprodução Pixabay

Este processo de limpeza vai além de se livrar de toxinas. Outra razão importante para dormir bastante é permitir que o cérebro possa eliminar as proteínas beta-amilóides. 

Se seu cérebro é saudável, estas proteínas são facilmente expelidas, porém, se não for saudável, estes beta-amilóides podem se acumular como uma placa pegajosa e causar problemas. Esta placa foi encontrada em maiores quantidades em pacientes diagnosticados com Alzheimer

 

Se você não dormir o suficiente, seu cérebro não conseguirá fazer seu processo de limpeza, o que pode resultar no acúmulo de neurotoxinas como as proteínas beta-amilóides. 

Os Problemas com as Betas-Amilóides

Foto: Reprodução

Outro estudo teve como objetivo determinar como o sono pode ajudar a prevenir o início da perda de memória. Uma das descobertas sugeriu que os beta-amilóides desempenharam um papel em impedir que uma pessoa durma o suficiente. Isto, por sua vez, desencadeou o início de uma privação crônica do sono.

O neurocientista Matthew Walker, um dos especialistas envolvidos no estudo, descobriu que o aumento de beta amilóides no cérebro levou a um aumento da probabilidade de não alcançar o sono profundo. Isso também teve impacto na memória. 

Infelizmente, quanto menos você dorme, menos capaz seu cérebro é de eliminar os beta-amilóides, e inicia-se um ciclo vicioso onde sua saúde cerebral se deteriora.

 

 

Hábitos de Sono que Prejudicam Seu Cérebro

Os especialistas em neurociência sugerem que as pessoas prestem melhor atenção à sua higiene noturna do sono. Fatores como dieta e exercício físico são certamente importantes para permitir que o corpo durma o suficiente. Entretanto, existem outros maus hábitos mais específicos que podem dificultar a qualidade do sono.

Por exemplo, dormir com um smartphone perto de sua cabeça afeta negativamente certos padrões cerebrais. Os smartphones emitem sinais que têm a capacidade de reestruturar adversamente as células cerebrais e impedir o processo de limpeza das neurotoxinas.

A radiação elétrica emitida pelos smartphones e outros dispositivos móveis é captada pelo cérebro. Embora os cientistas ainda estejam tentando determinar a quantidade de danos que os aparelhos de wi-fi estão causando ao cérebro, é seguro dizer que tirá-los de perto é um bom hábito para adquirir. 

Ao fazer isso, você está dando ao seu cérebro a chance de se purificar, e também de ter um sono de qualidade que é essencial para a saúde física também.

Dormir, Mesmo que Você Não se Sinta Sonolento

Muitas vezes você ouvirá as pessoas dizerem que não precisam dormir muito, mas ainda assim são capazes de fazer o que é exigido delas. Infelizmente, mesmo que uma pessoa não sinta sono, ela precisa dormir! 

O cérebro precisa de pelo menos 6 a 8 horas de sono a cada noite para que possa se livrar das neurotoxinas. 

Além disso, quer uma pessoa acredite ou não, um cérebro bem descansado é mais capaz de ter um desempenho ideal do que um que está privado de sono. 

Se dormir o suficiente à noite é um desafio para você, tire um tempo para uma soneca de 20 minutos durante o dia. Tirar uma soneca é como recarregar a bateria de seu smartphone. Ela fortalece a memória e a capacidade de aprendizagem de seu cérebro. Para as pessoas que são capazes de dormir uma hora ou mesmo 1,5 horas, elas são capazes de ajudar seu cérebro a construir novas conexões, o que equivale no aperfeiçoamento da criatividade. 

Embora muitas pessoas gostariam de acreditar que o cérebro possui poderes ilimitados, pesquisas sugerem o contrário.

Especialistas descobriram que o cérebro possui limitações. Por exemplo, ele não é capaz de realizar suas atividades diárias enquanto estiver em “modo limpeza”. Ou ele trabalha ou limpa. 

Portanto, se você quiser manter um cérebro saudável e limpo, vá dormir um pouco e deixe-o fazer seu trabalho!

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Ao contrário do que é dito, ter um corpo e uma mente ativa e saudável, não é uma questão de sorte ou uma boa genética, mas sim de nutrientes certos que você consome no dia a dia.

 

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